O Orkut, rede social de sucesso que funcionou de 2004 a 2014 pode retornar. A novidade movimentou a internet nas últimas horas. Após ser reativada a página recebeu um comunicado do seu criador, Orkut Buyukkokten, que está construindo algo novo no endereço antigo da rede social. A nota expõe questões atuais, como o ódio propagado online e a falta de conexões reais.
Em contrapartida, o número elevado de rede sociais com estruturas parecidas vem em questão. Com interfaces parecidas e utilização de múltiplas redes os usuários temem pela infobesidade. O termo é uma expressão usada para os efeitos causados por uma enxurrada de informações consumidas todos os dias, por horas nas redes sociais.
“Já estamos recebendo tanta informação, é muito tempo que você gasta com informação inútil. Temos esse saudosismo do Orkut, então tem muita gente que voltaria a utilizar por conta disso”, comenta a bibliotecária Vânia Medeiros.
Usuários relembram o passado no Orkut
Ferramenta relembrada por internautas traz nostalgia e desejo pela plataforma sob possibilidade de rever lembranças, fotos e jogos do antigo formato.
“Eu voltaria a usar, mas não com tanta frequência. Como não sou tão antenada em tecnologia, voltar a utilizar uma rede que era tão fácil de mexer como o Orkut é ótimo para os da velha guarda. Mas, se ele quer focar para novos usuários devem mudar muitas coisas porque os jovens querem receber informações de maneira rápida e clara”, comenta a comerciante Iohana Pacheco.
Texto: Louise Muller e Roberta Martins, repórteres do Jornalismo UniSatc.