A cidade de Forquilhinha realiza a 10ª edição da Heimatfest, que segue até dia 26 de abril. A festa ocorre na Praça dos Imigrantes Alemães, no centro da cidade, com o propósito de fortalecer a cultura e gastronomia alemãs.
Sendo realizada anteriormente a cada dois anos no mês de outubro, teve sua data trocada pós-pandemia. O intuito é comemorar a colonização, feita pelas primeiras famílias de alemães, e a emancipação do então distrito de Criciúma. A festa será realizada anualmente.
“Abril é um mês histórico para nós. Então, trazemos a Heimatfest como presente para Forquilhinha. Este ano, buscamos fortalecer as raízes germânicas e acredito que estamos conseguindo entregar isso à comunidade”, comenta o diretor de eventos, Márcio André Eyng.
A programação retorna em um novo formato trazendo ainda mais as tradições das famílias colonizadoras. A programação conta com gastronomia típica, como o bolo “ouro e prata”, cucas e pão de batata. Shows regionais e bandas alemãs também animam o público na rua coberta e no “Musik Platz”, o palco principal do evento. Os shows são todos gratuitos.
Confira a programação completa
Outra atração são os desfiles culturais e o “Freudenbus”, um ônibus próprio que está à disposição do município para passeios durante o fim de semana da festa. “As pessoas gostaram dessa nova forma de fazer a Heimatfest. É uma festa feita pela comunidade para a comunidade, feita pelas famílias para as famílias”, ressalta o prefeito de Forquilhinha, José Claudio Gonçalves.
Tarde para a Terceira Idade na Heimatfest
Com a presença do público além da expectativa, a tarde desta sexta-feira (22) contou com a atração da banda Marca dos Pampas no animado Baile da Terceira Idade. Participaram seis grupos de idosos da região.
“Estavam todos com uma expectativa muito grande. Após dois anos sem sair de casa estão todos aqui bem felizes e dançando”, comenta a coordenadora dos Grupos de Terceira Idade, Miriam Hoepers.