Projetos desenvolvidos pelo curso de Engenharia Mecânica da UniSatc e junto às turmas do ensino regular do Colégio Satc foram apresentados à equipe do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Um deles é o Ciência para Todos, que é desenvolvido desde 2010, e visa fortalecer o ensino de Física e Matemática entre os estudantes.
O coordenador geral de Promoção do Ensino da Ciência, Roberto Machado Freitas, e o engenheiro e tecnologista do MCTI, Eder Ângelo Sanches, puderam conhecer um pouco das ações e das propostas de trabalho. “A instituição está de parabéns pelo trabalho feito. O pouco que conhecemos demonstrou isso. O futuro exige que o ensino seja criativo e disruptivo”, afirmou Freitas.
A intenção do MCTI é identificar projetos e iniciativas que são realizadas pelo país para estimular e difundir a Ciência. “Nosso desafio é descobrir quais projetos poderiam ser replicados, capacitando professores e ampliando a formação dos alunos”, ressaltou o coordenador.
O Ciência para Todos é uma iniciativa desenvolvida há 12 anos por professores e bolsistas do curso de Engenharia Mecânica. “Ele atua para que os alunos tenham, por meio dos experimentos, um conhecimento de Física e Matemática”, informou o professor de Engenharia Mecânica, Richard Castro.
Outro projeto que foi apresentado aos profissionais do Ministério é a disciplina de Tecnologias Aplicadas (TA) que hoje é desenvolvida com estudantes do Colégio Satc, a partir dos 3 anos. “A robótica, a cultura maker, essa opção de que o aluno possa experimentar é algo que trabalhamos já desde a educação infantil”, comentou o reitor da Satc, Carlos Antônio Ferreira.
Acompanharam a visita o pró-reitor de ensino e extensão da UniSatc, Jovani Castelan, o coordenador de Engenharia Mecânica, Luiz Carlos Cavaler, e a professora Andreia Scarduelli, coordenadora da disciplina de Tecnologias Aplicadas (TA).