A comemoração da Páscoa está próxima e, acontecerá neste domingo. Celebração que costuma ser marcada, principalmente, pela simbologia do coelho e em movimentações nas compras de ovos de chocolates entre as pessoas. Porém, a celebração também é representada por uma simbologia religiosa.
De acordo com o padre Wilson Buss, a celebração da Páscoa é uma das maiores festas comemoradas no cristianismo. Além disso, a palavra significa passagem, ou seja, passagem da morte até a ressurreição de Jesus Cristo.
“Fazer festa, celebrar com a família e comer chocolates são coisas interessantes durante o período de Páscoa. Entretanto, não representam significado verdadeiro desta data. Como resultado, neste dia Jesus morreu por nós, então a ressurreição de Jesus Cristo é o centro da data, o verdadeiro significado da celebração e, também o foco da nossa fé”, ressalta.
Simbologia do coelho
Conforme Buss, o coelho é um dos animais que mais se reproduzem. Então, na celebração de Páscoa a simbologia dele busca mostrar a fertilidade, ou seja, a vida.
“Desse modo, dentro do período pascal ele traz um significado de ressurreição e renovação durante a celebração cristã”, completou.
Celebrações pós pandemia
Ainda, segundo o religioso, os dois últimos anos não foram momentos bons para a comemorações. Foram estranhos, devido a quantidade baixa de pessoas participando por causa dos riscos da covid-19. Porém, para ele, neste ano será um ano melhor para comemorar uma das maiores festas cristãs.
“Durante o período de Páscoa de 2020 e 2021, foram ocasionados sentimentos que nunca achamos que sentiríamos. Chegamos a realizar uma celebração com apenas oito pessoas. Todavia, durante o ano passado já estávamos melhor. Já neste ano tudo está para normalizar e poderemos, novamente, reanimar as pessoas e comemorar o verdadeiro significado desta data tão importante”, pondera.