Ideias inovadoras não faltaram em mais uma edição do Startup Weekend Criciúma (SWC). O evento, realizado no fim de semana, mostrou que as equipes com participantes da Satc já carregam a inovação no seu DNA. Os times formados por estudantes e colaboradores da instituição e profissionais de outras empresas conquistaram o segundo e terceiro lugares com seus projetos de negócios inovadores.
O segundo lugar ficou com a equipe CCBusiness, que que presta serviço de identificação, certificação e venda de créditos de carbono, para empresas. Portanto, o terceiro lugar ficou com a iDrink, que propôs uma plataforma que otimiza a comercialização de bebidas em bares.
No primeiro lugar foi destaque a equipe AutBlue, com um aplicativo destinado para o aprendizado dos autistas e que usa metodologias visuais com gameficação. A Meu Carro Quebrou, plataforma que auxilia pessoas a resolver problemas com automóveis, recebeu menção honrosa por votação do time de mentores.
O Startup Weekend Criciúma foi uma jornada empreendedora com 54 horas de duração. Mais de 150 pessoas passaram pela sede da Betha Sistemas no evento que começou sexta-feira à noite e seguiu até domingo. No final, 13 startups apresentaram suas ideias para um grupo de jurados.
A equipe do CCBusiness foi formada por Daniel Pazini Pezente, Samira Ortolan, Pamela Milak, Anderson Farias, Andrey Castro, Max Steiner, Gustavo Camacho e Mirela Boneti, da Imbraforte Blindados.
Já a turma da iDrink era composta por Vicente Varela, Marina Costa, Wesllen Santos, Tainara Vaz, Bruna Estevam, Ana Ghisi, Dalton Duarte e Laura Silveira.
“Foi minha primeira experiência em um evento desse porte e foi sensacional. O aprendizado com mentores de algo nível, a possibilidade de esclarecer as dúvidas, trabalhar em equipe, sair para validar os dados, tudo foi importante. Assim, nada se constrói sozinho, precisa ter outras pessoas para fazer o negócio acontecer”, comenta Vicente Varela de Oliveira, host do Colearning Satc e integrante da equipe iDrinks.
Aprendizado no Startup Weekend
O Startup Weekend é um evento mundial, com edições promovidas em cidades de 150 países. Em nível regional possui, portanto, um papel de motivar e catalisar o ecossistema de inovação, na avaliação de Marcelo Michels, líder do time de organizadores voluntários.
“No ecossistema nós acreditamos e praticamos a premissa do ‘give first’ antes do ‘give back’, ou seja, dedicarmos nossos esforços e inteligências pelo ecossistema para depois colher frutos pelas oportunidades geradas. Nesse processo a gente constrói, mede e aprende baseado nas experiências anteriores para melhorar cada vez mais”, relata Michels.
Inovação perpassa áreas do conhecimento
O foco na inovação é, dessa forma, uma questão que está presente em todos os níveis da Satc. Seja no Colégio, com a aplicação de projetos, ou na UniSatc, com propostas diferenciadas, o tema é executado na prática.
“Participar do Startup Weekend é um incentivo para as ações que nós realizamos. Portanto, são nesses eventos que ampliamos nossas conexões e desenvolvemos negócios promissores”, ressalta a professora responsável pelos programas Cocreation e Projeto Final de Curso (PFC) da UniSatc, Pâmela Milak.
Os três primeiros colocados no SWC foram premiados com o ingresso no programa de inovação da Satc e vão participar do Cocreation Lab, a pré-incubadora da instituição. “Estendemos o convite para todas as equipes porque estamos no processo de ingresso de novas ideias”, informa Pâmela.
O ingresso no Cocreation Lab pode ser feito até dia 18 de abril, quando encerra a fase de inscrições. Informações adicionais estão disponíveis aqui. O objetivo, então, é fomentar a cultura da inovação na região.
Com informações do jornalista João Pedro Alves, Alfa Comunicação, assessoria de imprensa do SWC.