Os projetos que a BaseCamp desenvolve em outros seis países foram apresentados aos parceiros da Cidade do Conhecimento. A proposta, que está em fase de estudos, e será desenvolvida em Criciúma, por iniciativa da Satc, será a sétima idealizada pela empresa de Israel.
Nesta quarta-feira (6) o dia foi de reuniões e visitas técnicas, para que os representantes da BaseCamp, o CEO Uzy Zwebner, e o diretor de tecnologia, David Shemesh, pudessem conhecer melhor a região.
O primeiro encontro foi com o grupo de empresas parceiras do projeto. “Temos realmente um ecossistema de inovação, interligando empresas, universidades e o poder público. Mas, temos que ressaltar que o mais importante não são os prédios, mas as pessoas que estão dentro deles”, afirmou o CEO.
Ainda pela manhã, a comitiva foi recebida pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. Ele apresentou pontos do desenvolvimento da cidade e a criação da Lei Municipal de Inovação, aprovada em 2018. “Acreditamos nessa parceria, porque queremos colocar na sociedade pessoas bem preparadas para ingressar em projetos deste tipo”, afirmou.
Durante a tarde, os representantes da BaseCamp estiveram visitando a empresa Plasson do Brasil, voltada para a produção de equipamentos para a avicultura e suinocultura. O roteiro incluiu também uma reunião com a Diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O grupo foi recebido pelo presidente Valcir Zanette.
Sobre a Cidade do Conhecimento
A Cidade do Conhecimento é um projeto da Satc, que junto com a BaseCamp e mais 10 parceiros, visa criar um distrito de inovação em Criciúma. A proposta envolve uma área de 70 hectares que terá uma cidade inteligente sustentável no ponto de vista de geração de energia, com emissão zero de carbono e reutilização de água da chuva.
Além disso, o local terá um grande centro de eventos, hotéis, apartamentos residenciais e estrutura de lazer para que os integrantes possam morar no distrito.
Junto com a Satc e BaseCamp, já são parceiras da Cidade do Conhecimento as empresas AGPR5, Alcino Zanatta Ferragens, AM Formaturas, Brametal, DeLupo, Diamante, Rio Deserto, Farben e Open Market, Ferrovia Tereza Cristina, Plasson, e Urussanga Minérios.