Com a chegada dos dias mais quentes são necessários alguns cuidados com o corpo. Um dele é: manter uma alimentação saudável e equilibrada, já que nessa época do ano é preciso repor todos os sais minerais e líquidos que perdemos através do suor.
Segundo a nutricionista Michele Piazza, durante a estação mais quente do ano é importante fugir de alimentos de difícil digestão, gordurosos e com teor excessivo de sal e açúcar, especialmente aqueles de procedência não confiável. O ideal, além dos cuidados redobrados com o consumo de água, é ter uma alimentação colorida e que seja fracionada durante o dia, para manter o corpo nutrido com saúde.
“Os melhores alimentos para consumo nessa época são alimentos leves, como frutas, verduras, legumes, proteínas magras e carboidratos integrais, já que eles possuem um teor elevado de fibras alimentares, trazendo consigo inúmeros benefícios ao organismo. Alimentos que vão contra essas características podem nos deixar cansados, inchados e até mais irritados”, explica.
Na dúvida de qual fruta consumir, é interessante buscar pelas frutas da época, pois ela amadureceu na época e o preço se torna mais atrativo por conta da grande oferta de produtos. Seguindo as dicas da nutricionista, o melhor é optar por frutas que tenham mais água na composição e que sejam diuréticas, como: abacaxi, laranja, pêssego, morango, melão e melancia.
Para aquelas pessoas que não têm tanto tempo livre disponível para organizar um lanche grandioso, Michele dá dica de diversas opções práticas, saudáveis e saborosas: “Tudo se torna prático quando nos organizamos. Se você não tem tempo livre durante o dia, mas consegue se organizar na noite anterior, pode deixar frutas descascadas e picadas em um potinho, ou então montar um sanduíche de frango desfiado com queijo branco e salada. Separar saquinhos com mix de oleaginosas e frutas secas, como nozes, castanhas, amendoim, coco ou damasco, também é uma ótima opção de lanche”, indica.
Nas festas e comemorações feitas durante o verão, outro cuidado que se deve ter é com a ingestão de bebida alcoólica, já que o álcool é o maior causador da desidratação. “Uma aposta válida para aproveitar as festas seria água in natura ou saborizada, água de coco, sucos ou chás naturais gelados e picolé de frutas caseiro, que além de refrescantes e saborosos também são uma excelente fonte de hidratação”, afirma a nutricionista.