Durante o período de verão para combater a sensação térmica dos raios solares, as idas a praia são uma boa pedida. Principalmente, para quem adora o banho de mar. Porém, mesmo com o calor presente nas últimas semanas, a água do mar ainda continua gelada. Esse fenômeno que ocorre é chamado de ressurgência.
Mas, como esse processo acontece? De acordo com o doutor em climatologia da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, esse fator acontece devido a duas correntes do sul, porque elas alimentam a água fria nos mares. Entretanto, o verdadeiro responsável pelo processo, é a incidência do vento nordeste nas praias.
“Para ocasionar esse processo chamado de ressurgência, o vento nordeste empurra a água da beira-mar para o alto mar. Isso faz a água quente ser jogada no fundo e, a fria vir para superfície da beira-mar. O processo quando finalizado, acaba deixando mais gelada para os banhistas”, explica.
Sônego, ainda diz, que esse processo tem acontecido com frequência neste verão. “Pelo visto, ela não esquentará tão cedo. Provavelmente, comece a esquentar durante a predominância dos ventos sul. Eles produzem o efeito contrário ao nordeste, empurram a água quente do alto mar em direção à beira-mar”, pondera.
Fotos: Adaílton Martinello