Os alunos do ensino fundamental anos iniciais conheceram alguns hardwares e microcontroladores além de aprenderem a diferenciar hardware de software, nas aulas de Tecnologias Aplicadas, com as professoras Caroline Pickler Machado Silvano e Franciele Alves e os bolsistas Lucas de Oliveira Alano e Carlos Henrique Dalpont. Os alunos desmontaram alguns equipamentos eletrônicos como teclado, gabinete, notebook e tablet para conhecerem os hardwares internos e suas funções e também desenvolveram cartazes, no qual cada ano ficou responsável por um tema:
1° ano: hardware – componentes periféricos
2° anos – Softwares
3° anos – Microcontroladores
4° anos – Evolução dos equipamentos tecnológicos
5° anos – Hardware interno
Os cartazes foram desenvolvidos pelos alunos nos softwares Paint e PowerPoint.
“Essa proposta incluiu uma vivência rica em aprendizagem, onde os alunos fizeram o uso de chaves para abrir os computadores, conseguiram visualizar todos os componentes. Foi uma experiência que contribuiu muito para eles entenderem como cada componente é importante. Os alunos amam aulas makers e essa foi muito esperada”, conta a professora, Franciele Alves.
As atividades fizeram com que os alunos conseguissem diferenciar os hardwares de softwares e aprenderam como que alguns equipamentos eletrônicos funcionam internamente. As turmas puderam vivenciar novas experiências e a partir delas entenderem o funcionamento dos equipamentos eletrônicos.