Entender porque o cliente retorna, ou ainda pior, deixa de retornar ao negócio, é o desafio para quem está gerindo os empreendimentos, sejam de pequeno ou grande poder. Para trazer um pouco das discussões que envolvem o assunto, o Cobusiness Satc iniciou a primeira “Noite de Inovação”. A proposta, aberta à comunidade e gratuita, traz temáticas que envolvem o processo criativo.
Na noite de abertura, o evento contou com o co-gestor do Cocreation Lab de Florianópolis, Tiago Mattozo, que falou sobre Costumer Experience. A ‘experiência do cliente’ não é um tema atual, mas é cada vez mais necessário nas discussões que envolvem os gestores. “Hoje a relação é multicanal. Não apenas da empresa com o cliente, mas com a sociedade”, ponderou Mattozo.
Para o especialista, cada vez está mais claro o DNA do negócio, a definição do propósito, mas é preciso compreender o que move o empreendimento, qual sua função no mundo. “Sabemos que 88% dos consumidores não retornam após terem uma experiência negativa. Então, é preciso estar atento a tudo”, destacou.
Entre tantas ofertas disponíveis e que são bombardeadas sobre o cliente a todo momento, o que faz com que ele busque aquela empresa específica? Qual o diferencial dela? Essas são questões que o especialista trouxe para a discussão. Um ponto é o marketing social, que demonstra a capacidade da empresa de ir além de seu negócio e seus muros. Mas Mattozo alerta: “em alguns casos o consumidor percebe que essa contribuição é superficial, é apenas para chamar a atenção. Ele é mais inteligente e está bem informado”, argumentou.
A proposta do Noite de Inovação será retomada em 2022, com a realização de um evento a cada mês. Nele, serão apresentados assuntos que envolvem a área de empreendedorismo, inovação e criatividade.