Um livro escrito a muitas mãos. Assim os alunos das turmas do 2º ano do ensino fundamental do Colégio Satc transformaram os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em histórias divertidas. Afinal, além da parte criativa, a proposta, idealizada na aula de Tecnologias Aplicadas (TA), contou com mais um elemento, a realidade aumentada.
Em cada página do livro, junto com a história e a ilustração feita pelo aluno, a professora Caroline Pickler Silvano inseriu um QR Code. Então, ao aproximar o celular desse código, surge uma fotografia do aluno segurando o desenho que produziu sobre o tema.
“No momento da apresentação final do livro, os alunos ficaram encantados e admirados como a tecnologia pode fazer coisas incríveis. Portanto, apresentamos o livro e cada aluno leu em sua página o QR Code com o celular”, explicou a professora.
A vida dos animais, os rios e mares, os cuidados com os peixes, tudo isso ocorreu na proposta que se transformou em desenhos e histórias criativas por parte dos pequenos. Os alunos dos 2º anos trabalharam os Objetivos 14 (Vida na água) e 15 (Vida terrestre). Eles receberam o apoio da professora e das bolsistas Alanis Tiscoski Salvador e Josiane Rodrigues Pedro.
Atividades envolvem realidade aumentada e outras tecnologias
A disciplina de Tecnologias Aplicadas faz parte da matriz curricular do Colégio Satc desde a educação infantil até o 1º ano do ensino médio. Em cada nível de ensino, os professores trabalham para estimular novos conhecimentos entre os estudantes.
Com as turmas do 2º ano do fundamental, além da proposta de fazer com que conheçam ainda mais os ODS e saibam dos cuidados com o meio ambiente, a proposta trouxe a realidade aumentada.
Conforme Caroline, antes de iniciar a atividade, ela trouxe exemplos de conteúdos produzidos com código QR e também em realidade aumentada. “Depois, os alunos bateram uma foto com o desenho que tinham produzido”, afirmou.