Com o objetivo de capacitar os profissionais a utilizar ferramentas computacionais para facilitar as rotinas de trabalho, os Cursos Livres UniSatc ofereceram o curso de Sistema de Informações Geográficas com Utilização do Software QGIS. A proposta visa capacitar os técnicos que integram o corpo profissional das indústrias carboníferas.
O QGIS é um software livre e que pode ser utilizado na rotina de trabalho dos profissionais ligados à mineração. O programa permite a elaboração de mapas digitais e processamento de dados georreferenciados, tornando-se mais uma ferramenta para a tomada de decisões. As aulas totalizaram 15 horas e foram ministradas pelo diretor técnico do Siecesc, Márcio Zanuz.
Entre os conteúdos trabalhados, o curso trouxe as principais funcionalidades e aplicações do software, elaboração de mapas, sistemas de coordenadas, georreferenciamento, digitalização de imagens e a criação, edição e processamento de arquivos.
A iniciativa faz parte de um programa da Satc para oferecer profissionais ligados ao setor carbonífero uma série de cursos de aperfeiçoamento.