Compreender o valor do dinheiro, a importância de economizar, saber comprar e vender. Essas foram ações desenvolvidas pelas turmas do 5º ano do ensino fundamental, anos iniciais, do Colégio Satc. Assim, o projeto que envolve a educação financeira ensinou as crianças a ter mais responsabilidade sobre o dinheiro. E isso brincando. Elas participaram do ‘mini mercado Satc’, uma proposta desenvolvida pelas professoras que levou os pequenos às compras.
A iniciativa, liderada pelas professoras Daniele Lapoli, Juliana Damásio e Kátia Silva, faz parte das práticas ativas de aprendizagem. O projeto é baseado no livro “Almanaque Maluquinho – Pra que dinheiro”, do escritor Ziraldo.
“Queremos, assim, despertar a autonomia dos estudantes em relação ao consumo consciente”, informou a professora Daniele. Para isso, a proposta do mercadinho estimulou novas atividades. As turmas criaram seu próprio dinheiro, recortou e deixou disponível para os negócios. Depois, trouxeram os produtos para o comércio.
Esses ‘produtos’ foram desde embalagens vazias até itens construídos pelos próprios alunos, como frutas e legumes em EVA. “Eles trouxeram os itens para a venda, montaram as gôndolas do mercado e se organizaram para ver quem seriam os vendedores e os consumidores. Eles escolheram os produtos, compraram e pagaram”, contou a professora Kátia Silva.
Conforme as professoras, o estímulo ao consumo consciente e a discussão sobre educação financeira foram assimilados pelos estudantes. “Procuramos estimular o conhecimento, exercendo o protagonismo individual, com cada aluno participando dos processos. Isso faz parte das propostas de metodologias ativas desenvolvidas no Colégio e que seguem as proposições na nova Base Nacional Comum Curricular”, destacou a professora Juliana Damásio.
Livro estimula a educação financeira
O projeto desenvolvido com as turmas do 5º ano envolve a literatura, a educação financeira, mas também o empreendedorismo. Dentro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o consumo consciente então é uma proposta estimulada nas turmas do Colégio Satc.
Ao trabalhar de forma lúdica, trazendo, dessa maneira, as peripécias do Menino Maluquinho, as educadoras trazem as discussões brincando.
O livro “Almanaque Maluquinho – Pra que dinheiro” é mais uma obra de Ziraldo que traz, então, as peripécias do Menino Maluquinho e sua turma. Nessa publicação, Ziraldo trabalhas as questões financeiras, curiosidades sobre o dinheiro, quando surgem as moedas e a troca de mercadorias. Assim, é uma forma divertida de ensinar as crianças a aprender sobre educação financeira.