A fé sempre acaba se misturando dentro do futebol, com os jogadores ela está presente fazendo o sinal da reza antes dos jogos ou após uma celebração de gol apontando para o céu, para os torcedores ela está presente em superstições, como por exemplo usar a mesma camisa do clube em todos os jogos, para alguns torcedores ela influencia no resultado da partida. 

Com o Criciúma Esporte Clube não é diferente, ao longo da história o clube tem a fé presente. Em 1991, ano do maior título do Tricolor, as idas até o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio eram frequentes com o técnico Luiz Felipe Scolari.

Agora a fé está presente dentro do estádio Heriberto Hülse. Um sonho do vice-presidente de patrimônio, Vilmar Casagrande, e que se realizou.

A construção da capela tem uma importância muito grande para o clube, já que, antes dos jogos os atletas sempre fazem orações pedindo para realizar um bom jogo. 

“Eu sou da religião católica e acredito muito em Deus, então fazer essa obra é um sonho sendo realizado, ela representa muito para mim, para minha alma e para o Criciúma Esporte Clube”, relatou o vice-presidente de patrimônio, Vilmar Casagrande. 

Para o presidente do Criciúma, Anselmo Freitas, a capela traz uma sensação de paz e tranquilidade. “Me sinto muito feliz com essa obra, era o sonho do Vilmar e está concluído. Uma capela moderna e bonita, onde os atletas poderão agradecer a participação em todos os jogos. Deu para notar que os jogadores que estavam aqui presentes até se emocionaram”, comentou. 

Fé ganha jogo?

A capela não é responsável para fazer o clube ganhar um jogo, mas a proteção para os atletas é importante. “É bom pedir proteção, para que eles não se machuquem durante o jogo e que tenham uma boa apresentação”, ressaltou. 

Jogadores expressando sua fé antes dos jogos é algo comum. No Criciúma, um desses exemplos é o goleiro Roberto Volpato, antes dos jogos sempre faz sua oração. “Eu me criei aqui no Criciúma e já estou acostumado a fazer nossa reza naquele espaço e a nova obra ficou muito bonita. Sempre é bom pedir proteção para que as coisas deem certo”, contou o goleiro. 

FOTOS: Celso da Luz/ Criciúma E.C. e Gabriel Mendes