A ideia de uma alimentação mais saudável e a preocupação com os animais aumentaram e com isso as exigências do público consumidor também. O crescimento da visibilidade do movimento vegano fez com que as pessoas começassem a se preocupar mais com aquilo que ingerem em seus corpos.
Cosméticos e produtos higiênicos, feitos de forma natural, ganharam uma atenção mais especial do público, com isso algumas empresas precisaram se adaptar conforme as exigências de mercado. Esse foi o caso da marca de cosméticos Belas Garden, que adaptou alguns produtos para atender o público vegano.
“Atualmente as consumidoras estão bastante exigentes. Todos os nossos produtos são todos cruelty free, mas nem todos são veganos. Quando a gente começou, 4 anos atrás, o que as pessoas avaliavam era a performance do produto, por exemplo se a sombra é boa ou não. Hoje em dia as consumidoras além da performance do produto, também querem saber sobre os componentes do produto, se ele prejudica a pele, se são componentes que podem causar envelhecimento precoce e se testam em animais”, comentou a empresária Mariana Olivo.
Depois da campanha que ganhou as redes sociais com o “Save Ralph”, que pedia o fim de testes de cosméticos em animais, as marcas estão atentas. Segundo Mariana, as pessoas estão muito criteriosas em relação a crueldade animal e das questões ecológicas como num todo.
É esse olhar cuidadoso sobre os produtos que a estudante Ana Eliza Angulski está tendo. Em processo para se tornar vegana, ela observa rótulos com muito mais atenção.
“É muito difícil eu consegui encontrar cosméticos veganos com preços acessíveis. Existem produtos que são extremamente caros por serem veganos. Óbvio que há exceções, como a marca Skala que é vegana é tem um valor super acessível. Claro que hoje em dia é muito mais fácil encontrar, principalmente pelo movimento vegano ter se tornado muito mais forte aqui no Brasil”, relatou a estudante.
Vídeo chama atenção para tema vegano
Com os movimentos veganos as pessoas começaram a ter conhecimento sobre o selo do “cruelty free” (selo do coelho), e com isso a Humane Society International (HSI) criou o curta “Save Ralph”. O vídeo, publicado no Youtube, mostra a rotina de um coelhinho que serve de cobaia para testes químicos de cosméticos.
“As pessoas ficaram muito mais sensibilizadas por conta do Ralph ter sido um coelho representado de forma humanizada, muita gente não se sensibiliza com a realidade, mas sim sentem um certo choque. É triste, é doloroso ver um ser vivo passando por tudo aquilo. Esse curta abriu os meus olhos, da mesma forma que deve ter aberto o de outras pessoas, e é de extrema importância para nossa sociedade atual”, relatou Ana Eliza.