Mestres com formação na área de Engenharia terão uma oportunidade de cursar um doutorado inédito na região Sul de Santa Catarina, numa parceria entre a Unisinos e o Centro Universitário Satc (UniSatc). No nível de Doutorado, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM), é tradicional na Unisinos, portanto forma e qualifica profissionais para atuar com pesquisa, desenvolvimento e inovação.
As inscrições podem ser feitas até dia 2 de agosto, seguindo as orientações dispostas no Edital (veja edital completo aqui). “Essa é mais uma mudança que a transformação em Centro Universitário está propiciando. Estamos oferecendo uma oportunidade principalmente de formação científica para os mestres da região”, reforça o pró-reitor de ensino e extensão da UniSatc, Jovani Castelan.
A parceria entre instituições já vem sendo desenvolvida desde 2012, com a colaboração em projetos de pesquisa. “A busca pela excelência na formação de profissionais em níveis de graduação e pós-graduação é um objetivo comum entre as instituições. Acredito que o doutorado em parceria será uma grande oportunidade de qualificação para os profissionais da região de Criciúma. Também oportunizará que o PPG em Engenharia Mecânica da Unisinos amplie sua atuação nos temas de pesquisas aplicadas às necessidades da região”, ressalta a professora doutora Flavia Zinani, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da Unisinos.
Juntamente com a inscrição e os documentos solicitados, é preciso apresentar uma carta de intenções indicando o tema de pesquisa que o candidato tem interesse em desenvolver. Assim que os documentos forem analisados, as entrevistas com os pré-selecionados serão feitas entre 16 e 19 de agosto.
A divulgação dos alunos selecionados ocorre dia 26 de agosto e as aulas iniciam dia 15 de setembro. “Temos certeza que as pesquisas irão contribuir para o desenvolvimento da região, já que temos na Engenharia um campo estratégico”, afirma Castelan.
Sobre o doutorado em Engenharia
Dentro do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, o doutorado é ofertado de 2019. Portanto são duas as linhas de pesquisa: Sistemas Térmicos e Energéticos (STE) e Gestão e Otimização da Geração e Utilização da Energia (GOGUE).
A proposta visa estimular os egressos, não apenas da Engenharia Mecânica, mas de áreas afins, a se tornarem pesquisadores preparados para atuar nos diversos setores, como indústria, academia, órgãos governamentais e não governamentais.
A opção por atuar na área de energia foi feita pelo PPGEM desde 2009. “A disponibilidade de energia sempre foi essencial na sociedade humana, como elemento precursor do desenvolvimento e do incremento do padrão de vida. A evolução da sociedade é acompanhada pelo aumento da demanda de energia per capita”, reforça a coordenadora.
Dessa forma, neste primeiro semestre, as disciplinas serão de forma online. Em 2022 algumas disciplinas vão ser nos laboratórios do Centro Tecnológico Satc, para usar a infraestrutura e equipamentos locais.