Os alunos do curso de Design da UniSatc participaram de aula diferenciada para entender mais sobre os processos que envolvem o setor cerâmico. A conversa foi com a técnica em Cerâmica Sênior Aline Demarch, do departamento de caracterização e produto acabado na empresa Eliane Revestimentos.

Foram debatidos os requisitos que os produtos devem cumprir de acordo com as normas técnicas vigentes, tanto no nível nacional como internacional. Aline abordou os pilares que sustentam o design cerâmico e o desenvolvimento de produtos, e realizou a associação disto com seu local de uso.

“Fiquei muito animada com a participação dos acadêmicos de Design durante a explanação do assunto sobre a relação entre a funcionalidade e aplicabilidade dos revestimentos cerâmicos e suas características técnicas. Isso demonstra o interesse no aprendizado de toda a cadeia de desenvolvimento do produto, não apenas na criação do seu visual como também na análise da sua funcionalidade”, afirmou Aline.

Conforme a convidada, a aproximação entre a academia e o setor industrial é uma via de mão dupla. “Ganha a universidade com as informações que são trazidas pelos profissionais das empresas, mas ganham muito mais as indústrias com a certeza da formação de profissionais qualificados e que mais tarde poderão fazer parte do seu quadro de colaboradores”, afirmou Aline.

O tema foi discutido e trabalho na disciplina de Materiais e Processos Cerâmicos, com a professora Pâmela Milak.

Os acadêmicos puderam conhecer mais sobre as normas, Instituto Nacional Americano de Normalização (ANSI); Associação Americana de Testes e Materiais (ASTM), Organização Internacional de Normalização e Normas para Cerâmica de Revestimento (NBR), que envolvem avaliação de defeitos visuais de superfície, diferença de tonalidade, características geométricas de dimensão e forma e análises físicas e químicas.