A Satc Negócios participou do Campo Agroacelerador, em Jacinto Machado, apresentando soluções inovadoras para o agronegócio ao longo de três dias de evento. O destaque foi o Hub de Fertilizantes, integrado ao 1º Hub de Transição Energética Aplicada à Produção de Fertilizantes de Santa Catarina. A iniciativa reforça o papel da Satc no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, com foco em economia circular e alternativas de baixo carbono. A participação fortaleceu a conexão entre pesquisa, indústria e produtores rurais.

  • Participação da Satc Negócios no Campo Agroacelerador
  • Apresentação do Hub de Fertilizantes e transição energética
  • Inovação, sustentabilidade e economia circular no agronegócio
  • Redução da dependência de fertilizantes importados
  • Integração entre pesquisa, indústria e produção no campo

A Satc Negócios marcou presença, nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, no Campo Agroacelerador, realizado em Jacinto Machado, evento que reuniu inovação, tecnologia e sustentabilidade voltadas ao agronegócio. Ao longo dos três dias de feira, a instituição apresentou, em seu estande, o Hub de Fertilizantes de Transição Energética Aplicada à Produção de Fertilizantes de Santa Catarina.

A participação teve o objetivo de fortalecer o posicionamento da Satc como referência em pesquisa aplicada, inovação e desenvolvimento de soluções voltadas ao setor agroindustrial. O projeto apresentado faz parte da maior iniciativa da indústria de fertilizantes da América Latina e coloca Santa Catarina em evidência no cenário nacional, especialmente no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

Durante o evento, visitantes, produtores rurais, empresas e representantes do setor puderam conhecer de perto tecnologias focadas em transição energética, economia circular e alternativas de baixo carbono. As soluções apresentadas têm como objetivo reduzir a dependência de insumos importados, além de tornar a produção agrícola mais eficiente, competitiva e ambientalmente responsável.

Para o reitor da Satc, Carlos Antonio Ferreira, a atuação da instituição junto ao agronegócio é um movimento natural, alinhado ao histórico da Satc em inovação e tecnologia.

“Nós sempre estivemos onde existia tecnologia despontando. A Satc naturalmente se coloca para essas áreas de negócio e, principalmente com o Agro, nós tivemos alguns projetos de pesquisa. O nosso projeto de Zeólitas deu o start para esse caminho no Agro”, destaca.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Centro Tecnológico Satc, Luciano Bilessimo, reforça a importância estratégica do Hub de Fertilizantes, especialmente diante do cenário nacional de dependência externa.

“O Brasil produz muito alimento para o mundo e dependemos muito de fertilizante, um insumo estratégico. Hoje, mais de 85% dos fertilizantes usados no Brasil vêm de fora. Por isso, o Ministério da Agricultura e Pecuária, está fortalecendo as iniciativas para os fertilizantes nacionais”, explica.

Segundo Bilessimo, a Satc já avança da pesquisa para a aplicação prática. “Estamos desenvolvendo essa tecnologia na Satc, uma tecnologia que já vem sendo aplicada. Temos um espaço aqui na Cooperja onde já estamos fazendo plantios e colheitas com esse novo fertilizante. Por isso, quem procura hoje o nosso Hub já consegue visualizar resultados concretos do que a empresa e o produtor poderão ter no futuro”, completa.