Com as altas temperaturas, manter o corpo hidratado é essencial para a saúde. No verão, incluir alimentos mais refrescantes à dieta contribui para uma melhor disposição e energia nos dias quentes, conforme especialista.
Entre vitaminas proteicas e refeições leves, a chegada do verão exige maior cuidado na alimentação, segundo a nutricionista, Cíntia Centeno. Para garantir leveza e eficiência na digestão, a especialista sugere o consumo de alimentos naturais. “Durante o verão, os lanches devem dar energia sem pesar, como iogurtes vegetais com sementes e tapiocas com ovo mexido e tomate. Estes possuem vários nutrientes”, destaca.
Para o almoço, é recomendado ingerir fontes de proteínas e caprichar nos vegetais. Saladas completas acompanhadas de frango, grão-de-bico ou tofu, por exemplo, são ótimas opções, de acordo com Cíntia. Além disso, a especialista indica peixes grelhados e sopas frias, como o gaspacho de tomate.
Desde que começou o processo de emagrecimento, a estudante, Anna Werb, passou a ter mais cuidado com sua alimentação. Carboidratos, proteínas e legumes são destaques em sua dieta, e de vez em quando, especialmente nos dias com temperaturas elevadas, Anna usa da criatividade para fazer receitas mais refrescantes.
“Eu adoro bowl de salada com frango, batidinhas de frutas e sorvete proteico. Para este, costumo congelar banana e morango para depois misturar com um pouco de whey protein, fica delicioso”, sugere a estudante.
Bebidas feitas com frutas geladas e repletas de água, como melancia, manga, abacaxi, laranja e morango, evitam sobrecarga no sistema digestivo e promovem saúde intestinal. “Evite sempre que possível bebidas muito açucaradas e refrigerantes. Prefira o suco integral, batido no liquidificador e preservando as fibras. E se quiser adoçar, use frutas mais doces ou um pouco de mel, de vez em quando”, completa a nutricionista.

30.7ºC