A integração entre diferentes áreas do conhecimento tem sido uma das estratégias da UniSatc para aproximar os acadêmicos da realidade social e do mercado de trabalho. Um exemplo é o projeto integrador desenvolvido pelos cursos de Psicologia e Design, que reuniu estudantes em equipes multidisciplinares para criar materiais educativos voltados a temas relevantes para a sociedade, com foco nos marcadores sociais. A proposta partiu da compreensão de que os desafios das comunidades são complexos e exigem diálogo entre diferentes formações.
Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da UniSatc, Fernanda Zanette, o projeto foi pensado para ampliar o contato dos alunos com situações próximas da prática profissional. “A ideia surgiu com o intuito de colocar os alunos em maior contato com a realidade do mundo atual e do próprio mercado de trabalho. Que cada vez mais exige a capacidade de dialogar com diferentes áreas profissionais”, afirma.
O tema central do projeto foram os marcadores sociais, que envolvem aspectos como raça, etnia, gênero, deficiência e faixa etária. E para tratar dessas questões exige uma abordagem integrada. “São problemas complexos, que não são simples e que uma única área dificilmente daria conta de oferecer as melhores soluções. Pensar com mais de um segmento permite construir propostas mais eficientes e com relevância social”, destaca Fernanda.
A coordenadora do curso de Design da UniSatc, Solange Bianchini, reforça que a experiência já prepara os estudantes para o que irão encontrar após a formação. “Foi um projeto integrado, envolvendo disciplinas como design e cidadania e metodologia projetual. A ideia foi promover essa experiência interdisciplinar que vai acontecer naturalmente no final do curso e depois de formado”, pontua.
Soluções criativas
Durante o desenvolvimento das atividades, os acadêmicos produziram jogos, cartilhas, folders, cartazes, banners e outros materiais educativos, sempre com o olhar atento à diversidade dos públicos.
O projeto integrador rompe com um modelo tradicional e disciplinar do ensino superior. “O aluno vivencia uma prática pedagógica muito alinhada com a realidade profissional futura. Um psicólogo, por exemplo, vai trabalhar em equipe, pode empreender e vai precisar se relacionar com outras áreas do conhecimento”, explica a coordenadora de Psicologia.
A partir das metodologias do design, os acadêmicos foram estimulados a identificar problemas e criar soluções criativas, enquanto os alunos de Psicologia contribuíram com o conteúdo e o contexto social. “Foram equipes multidisciplinares, em que a Psicologia trouxe o embasamento e o design trabalhou isso em forma de jogos e materiais educativos. Assim conseguimos abordar conteúdos sensíveis de uma maneira mais criativa e compreensiva”, explica Solange.
Formação técnica e social
Além do desenvolvimento técnico, o projeto também teve como foco a formação ética e o papel social das profissões.
“Trabalhamos muito a colaboração, a reflexão ética e o entendimento do papel social do design junto com a Psicologia. Isso amplia a visão do estudante sobre sua atuação profissional, mesmo estando ainda na segunda fase do curso”, ressalta a coordenadora de Design.
A proposta de projetos integradores faz parte da metodologia da UniSatc e está presente em diferentes cursos da instituição. No caso da Psicologia e do Design, a união das áreas mostrou resultados concretos e impacto social. “As soluções foram muito boas e a banca destacou a relevância dos materiais. É uma forma inovadora de pensar o ensino e de aproximar o aluno da comunidade e do mercado”, conclui Fernanda.


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