A Satc conquistou o primeiro lugar no Prêmio Inovação Catarinense Professor Caspar Erich Stemmer, Edição 2025, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A instituição venceu na categoria Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) Inovadora, com um projeto desenvolvido pelo Centro Tecnológico (CT) Satc que utiliza resíduos para a produção de fertilizante em escala piloto, alinhado aos princípios da transição energética justa.
O prêmio reconhece pessoas, empresas e instituições que transformam conhecimento científico em inovação aplicada, por meio de produtos, processos e serviços já implementados e com capacidade de gerar impactos positivos para a sociedade catarinense. A conquista reforça o protagonismo da Satc no cenário estadual de ciência, tecnologia e inovação.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Centro Tecnológico Satc, Luciano Biléssimo, o primeiro lugar confirma que a inovação faz parte da essência da instituição e é praticada no dia a dia. “A Satc acredita na inovação como comportamento. Aquilo que ensinamos e entregamos para alunos e empresas, nós também colocamos em prática, o que nos dá legitimidade e autoridade para atuar nessa área”, destacou.
Segundo ele, o reconhecimento estadual é resultado de um trabalho coletivo e consistente. “Essa conquista é consequência do envolvimento de todos os colaboradores e da forma como a instituição entende a inovação, não como um resultado isolado, mas como uma cultura que gera excelência e impacto para a sociedade”, completou.
A categoria ICT Inovadora homenageia instituições que se destacam pela excelência em pesquisa aplicada e pela capacidade de transformar conhecimento em soluções com relevância para a sociedade e o mercado. O prêmio consolida o posicionamento da instituição no cenário da inovação e da transição energética.
Além de alcançar a primeira colocação, a Satc foi a única instituição de Criciúma reconhecida nesta categoria, evidenciando a relevância regional e estadual do trabalho desenvolvido pelo CT Satc. “Esse reconhecimento reforça que as pesquisas desenvolvidas no CT são inovadoras e têm como foco não apenas atender às demandas das empresas, mas também gerar benefícios concretos para a sociedade”, afirmou a pesquisadora, Beatriz Bonetti.
De acordo com ela, a conquista se soma a outros avanços recentes, como a atuação da Satc em redes e parcerias estratégicas na área de transição energética, fortalecendo a marca da instituição no Estado e ampliando as oportunidades de desenvolvimento científico e tecnológico.
A cerimônia de premiação foi realizada pela Fapesc e reuniu representantes das principais instituições de ciência, tecnologia e inovação de Santa Catarina. “Muito importante uma entidade como a Satc, em Criciúma, no Sul do estado, promovendo ciência, tecnologia e sendo premiada pelo incentivo à inovação que é tão presente dentro da Satc. Em uma área tão técnica é um privilégio termos entidades, promovendo ciência, tecnologia e inovação no Sul do estado”, ressaltou o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto.
Hub de Fertilizantes amplia horizonte de inovação
O diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan destacou a importância das pesquisas envolvendo o carvão mineral e a escolha da Satc, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), para ser um dos Hub’s de excelência em fertilizantes do Brasil.
“A Satc tem trabalhado ao longo de anos, começamos inovando em 2007, quando criamos o Centro de Tecnologia, hoje os produtos estão acontecendo. Esse projeto de fertilizantes, que hoje é o nono Hub brasileiro de fertilizantes, vem ao encontro de desenvolver novas tecnologias para o carvão mineral de Santa Catarina, então é um prazer e um orgulho”, finalizou.





29.4ºC