Reconhecido como ‘Dia das Bruxas’ no Brasil, o Halloween, é comemorado no dia 31 de outubro. Apesar da origem celta, a festividade é associada aos Estados Unidos e conta com a presença de doces divertidos e fantasias horripilantes. Para os fãs dessa época do ano, a data costuma ser marcada por festas temáticas com amigos e fantasias dos personagens favoritos.
As redes sociais servem como ponte para encontrar ‘looks’ que conversem com a personalidade de cada pessoa e, conforme a estilista Mariana Duarte, plataformas digitais como o Tik Tok e o Instagram, auxiliam os fãs a encontrarem a fantasia perfeita. “O Tik Tok é o mais acessado, justamente por ser um pouco mais rápido e objetivo”, afirma.
Do terror à cultura pop, as fantasias variam de acordo com os estilos e gostos, e, em 2025, é válido apostar em artefatos mais clássicos, como a máscara de pânico. Outra tendência é a roupa da personagem Wandinha, protagonista da série da Família Adams. “Personagens mais fáceis de elaborar roupas como a Daphne e a Velma do Scooby-Doo, são ótimas opções também”, pontua Mariana.
Seguindo a onda da cultura pop, há quem curte se fantasiar de alguns cantores famosos do momento, como a Sabrina Carpenter e a Taylor Swift. “Estas são as fantasias mais estouradas atualmente”, finaliza a especialista.
Uma visão aterrorizante à festividade
Adepta ao estilo ‘dark’ do Halloween, a estudante, Maria Eufrasio, curte a combinação de renda, veludo e cores escuras para compor o look no último dia de outubro. Além disso, Maria gosta de objetos que contribuem para a criação de uma atmosfera sombria, como livros, velas, elementos e personagens que remetem à época. “Prefiro artefatos que complementam essa estética, especialmente quando trazem alguma simbologia, como o uso de desenhos ou detalhes místicos”, exemplifica.
Inspirações de fantasias e maquiagens aparecem com frequência nas redes sociais Pinterest e TikTok de Maria. A estudante salva diversas ideias e tenta criar algo a partir da mistura delas, a fim de elaborar algo mais autêntico.
Para Maria, o Halloween é uma temporada que, independentemente da idade, as pessoas têm o poder para usar a criatividade e sentirem-se bem com isso. “A espontaneidade das pessoas é vista por meio da animação, diversão e possibilidade de expressão que esse momento traz”, completa.
26.6ºC