Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Satc, foram desafiados a transformar a leitura do clássico ‘As Aventuras de Robin Hood’em produções audiovisuais. A proposta integrou a disciplina de Língua Portuguesa com outras áreas do conhecimento, resultando em documentários que retrataram personagens, cenários e o contexto histórico da obra. A atividade além de incentivar a leitura dos jovens, fez com que cada grupo compartilhasse suas aprendizagens a partir da história de uma figura lendária do folclore inglês.
O projeto teve como foco a ampliação do contato dos alunos com clássicos universais. “O Ensino Fundamental tem como objetivo fazer com que os alunos gostem de ler. Escolhemos um livro de aventuras do Robin Hood, porque é um clássico conhecido no mundo todo. E quando nossos estudantes tiverem contato com outras pessoas, também terão essa referência literária. Além disso, a obra se passa em outra época, então eles aprendem sobre o contexto histórico, economia feudal, política e até discutem se o personagem foi realmente uma pessoa ou apenas uma lenda”, explica a professora de Língua Portuguesa do Colégio Satc, Aida Jansen.
Para a construção dos documentários, os alunos precisaram ir além da leitura. Estudaram o gênero documental, elaboraram roteiros e exploraram ferramentas digitais.
“Os jovens se apropriam muito mais da leitura quando colocamos desafios como esse. Ao criar um documentário, o aluno se coloca no lugar do personagem, entende melhor a obra e dá mais crédito à literatura. Muitos não conheciam o gênero documental e, quando apresentamos exemplos, começaram a enxergar novas possibilidades, até mesmo em relação a futuras profissões. É uma forma de abrir portas”, destaca Aida.
Entre os temas escolhidos pelos grupos estiveram os cenários principais da trama, como a cidade de Nottingham e a Floresta de Sherwood, além de aspectos culturais e políticos da Idade Média.
A estudante do 9º ano A, Betina Just Steiner, destaca que a experiência foi uma forma diferente de aprender. “Eu não tinha lido antes, mas achei interessante porque é uma lenda. Tem gente que acredita que Robin Hood existiu e tem gente que não. Na minha parte, fiquei responsável por falar sobre os personagens. Fizemos como se fôssemos historiadores, contando sobre eles. Foi legal conhecer mais da história e montar o vídeo, que no final ficou divertido”, conta a aluna.