A Satc é finalista do Prêmio Inovação Catarinense Professor Caspar Erich Stemmer – Edição 2025, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A instituição concorre na categoria Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) Inovadora, com o projeto que utiliza resíduo para a produção de fertilizante em escala piloto, alinhado à transição energética justa.

O prêmio reconhece pessoas, empresas e instituições que transformam conhecimento em inovação, com produtos, processos e serviços já implementados, capazes de gerar avanços significativos para a sociedade catarinense.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Centro Tecnológico (CT) Satc, Luciano Bilessimo, a indicação representa um reconhecimento ao esforço da equipe em unir ciência e impacto social. “Estar entre os finalistas é motivo de orgulho para toda a Satc e reforça nosso compromisso com a transição energética e com o futuro do Estado”, destacou.

A categoria ICT Inovadora homenageia instituições que se destacam em suas iniciativas e projetos de pesquisa, com impactos significativos na sociedade e no mercado. A Satc é a única instituição de Criciúma finalista nesta categoria do prêmio. Os vencedores serão reconhecidos em cerimônia realizada pela Fapesc.