Aprender sobre o espaço ganhou uma nova dimensão para os alunos do Infantil III do Colégio Satc. A turminha dos Guardiões das Galáxias participou de uma aula prática que simulou o lançamento de um foguete construído na escola. A atividade fez parte do projeto pedagógico sobre o universo e aproximou as crianças, de apenas três anos, de conceitos científicos de forma lúdica e divertida.

Proporcionar vivências com significado e relevância, faz com que o aprendizado das crainças seja ainda mais concreto.“ A turma já aprendeu sobre o sistema solar, os planetas, o Sol, a Via Láctea, as fases da Lua e as estrelas. Agora chegamos ao momento de estudar o astronauta e o foguete. E muitas perguntas surgiram nesse processo. Para ajudar nisso, nossa escola que possui propostas únicas e conecta os diferentes níveis de ensino, nos proporcionou um momento rico com a experiência do lançamento de um foguete”, conta a professora do Infantil III do Colégio Satc, Maria Tereza Medeiros.  

A atividade foi realizada com o apoio da professora de Física do Ensino Médio, Letícia Silvano. O equipamento utilizado foi construído em 2022 por alunos da disciplina de Física.

“O dispositivo é formado por uma haste metálica com um cano de PVC, onde encaixamos o foguete feito de garrafa PET de dois litros com cerca de 500 mL de água. O sistema possui ainda um manômetro, que mede a pressão,  e uma mangueira ligada a uma bombinha de ar. Quando bombeamos, o ar comprimido aumenta a pressão dentro da garrafa. Ao puxar o gatilho, essa pressão se transforma em empuxo, lançando o foguete para o alto”, explica Letícia.

Segundo a professora Maria Tereza, a experiência uniu conhecimento científico e vivência prática. “Foi uma forma lúdica de mostrar como acontece um lançamento. Mesmo sendo crianças de três anos, elas estão cada vez mais exigentes com as aprendizagens. Procuramos relacionar o uso da tecnologia com a compreensão científica. O resultado foi muito positivo, os alunos adoraram a experiência e compartilharam com as famílias, que também se interessaram. Provavelmente teremos novas propostas para contemplar os pais em atividades futuras”, disse.

Para a professora Letícia, a prática desperta a curiosidade das crianças para a ciência. “Esse lançamento mostra que, por trás de um fenômeno aparentemente simples, existe preparação, cálculos e experimentação. Mais do que ver o foguete subir, as crianças percebem que aprender pode ser uma experiência empolgante”, afirma.