A Feira de Ciência e Tecnologia da Satc (Fecitec) de 2025 foi marcada por sucesso de público e grande participação dos estudantes, com 67 projetos expostos no Ginásio 2 da instituição. O evento ocorreu na última quinta-feira (25) e contou com a presença de alunos, professores e escolas convidadas, que puderam conferir de perto as iniciativas desenvolvidas pelos alunos do Ensino Fundamental, Médio e Técnico. Os projetos foram divididos em três categorias: Ciências da Natureza e Exatas, Ciências Humanas e Linguagens, e Tecnologias.
A iniciativa tem como propósito estimular o desenvolvimento da criatividade e da capacidade investigativa dos alunos. “Essa edição nos surpreendeu pelo número de projetos e a qualidade das apresentações, e isso é resultado de todo o trabalho que a gente faz durante o ano. Essa é uma forma de estimular essa criatividade, a inovação e as descobertas dos nossos estudantes”, conta a diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli.
Despertar habilidades e incentivar a pesquisa escolar, faz parte de ações diárias desenvolvidas pelos professores. “Tivemos a apresentação de 29 projetos do 6º ano ao 9º ano, tendo como foco a relevância ambiental, com esse olhar atento dos estudantes para os ODS. E claro, tendo a orientação dos professores para que essas ideias pudessem ser transmitidas para todos os públicos. Os grupos se superaram, trouxeram atividades dinâmicas e interativas para os ouvintes que estavam muito atentos às explicações”, ressalta a Coordenadora Ensino Fundamental Anos Finais, Sandra Marcon.
A Fecitec envolveu os alunos durante todo o dia. Ao final, uma banca formada por professores avaliou o desempenho de cada equipe. Os projetos vencedores serão premiados com uma viagem para o Beto Carrero.
“Esse é um espaço de compartilhar experiências para inspirar novas ideias e a gente percebe quanto conteúdo rico nos foi apresentado. Então, não é uma feira somente de conteúdos por apresentar, mas com argumento, com iniciativas conectadas com o ODS. Estamos muito felizes com o resultado do trabalho e na próxima semana divulgaremos os vencedores das categorias”, ressalta a diretora.













