A leitura permite que as crianças explorem novos universos e desenvolvam a capacidade de criar, imaginar e transbordar a história. Pensando nisso, o projeto ‘Centopeia Literária’ foi desenvolvido com as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Satc, tendo como foco a compreensão textual e criatividade dos alunos. A ação incentiva o hábito da leitura por meio de visitas periódicas à biblioteca da escola e da contação de histórias em sala de aula. A expansão do vocabulário também faz parte da proposta educacional, que contribui para a ampliação do conhecimento de mundo e fortalece a empatia dos pequenos.

A cada 15 dias, os estudantes do 2º ano A, 2º ano B e 2º ano C, vão à biblioteca da instituição e escolhem livros para levar para casa. Na semana seguinte, retornam com a leitura concluída e apresentam a história para a professora e os colegas. Além dos títulos disponíveis na biblioteca, também podem usar livros de casa para participar da atividade.

Segundo a professora do 2º ano A do Colégio Satc, Deisi Leandro, o projeto tem obtido resultados importantes para o aprendizado. “É muito bonito ver como os alunos começam a ter gosto pela leitura. Ampliam o vocabulário, conhecem diferentes autores e compartilham suas descobertas com entusiasmo. Além disso, ao ler ou ouvir histórias, a criança aprende valores, conhece novos mundos e descobrem diferentes formas de pensar”, afirma.

Cada obra lida é registrada em uma centopeia de papel, montada em sala de aula. “O título do livro é escrito em círculos de papel que representam o corpo do inseto, formando uma centopeia que cresce a cada nova leitura. Ao final do semestre, os estudantes contabilizam quantos livros foram lidos e os três alunos que mais se dedicaram recebem um reconhecimento especial”, conta a professora.

O projeto se mantém como um espaço de incentivo e de construção coletiva, valorizando o contato com os livros e fortalecendo a formação leitora desde os primeiros anos escolares. “É mágico quando percebemos que as crianças pedem livros emprestados para familiares e amigos ou que começam a comprar suas próprias coleções. Eles comentam sobre autores e já planejam quais serão as próximas leituras com a turma”, relata Deisi.