Os acadêmicos da primeira fase do curso de Engenharia Mecatrônica da UniSatc iniciaram o semestre com um desafio que une criatividade, tecnologia e aprendizado prático: o desenvolvimento de robôs de sumô. A iniciativa tem como objetivo promover batalhas demonstrativas em escolas públicas da região, ampliando o acesso de estudantes do ensino médio e fundamental a conceitos aplicados à engenharia e despertando o interesse por carreiras científicas e tecnológicas.
Para preparar os estudantes, foi realizado um workshop sobre programação de Arduino e seus shields. Durante o encontro, os acadêmicos puderam compreender e programar os componentes eletrônicos que controlam os robôs, adquirindo competências técnicas essenciais para projetos de automação e robótica.
Segundo o coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica da UniSatc, João Mota Neto, o projeto se destaca por integrar ensino, extensão e inovação. “As batalhas de robôs de sumô se configuram como um recurso pedagógico dinâmico, estimulando raciocínio lógico, criatividade e pensamento crítico dos jovens. Além disso, permitem que os acadêmicos apliquem, desde o início da graduação, os conhecimentos teóricos em contextos práticos, levando tecnologias emergentes para dentro das escolas”, afirma.
A proposta fortalece a missão da UniSatc de formar profissionais preparados para os desafios do futuro. “Esse projeto é um exemplo de como conseguimos conectar a sala de aula com a comunidade. Ao mesmo tempo em que nossos estudantes desenvolvem habilidades técnicas e interpessoais, também inspiram jovens do ensino básico a enxergarem a tecnologia como caminho de transformação e oportunidade”, completa o coordenador.
Ao término do semestre, a expectativa é que os acadêmicos tenham desenvolvido competências em eletrônica, programação e mecânica, mas também soft skills, como trabalho em equipe, comunicação e resiliência.




