Um dos dias mais importantes para o Exército brasileiro, o 19 de abril, será celebrado com atividades especiais no 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) de Criciúma. As comemorações serão antecipadas para a próxima quarta-feira (16), quando os militares recebem a sociedade para a cerimônia que marca o Dia do Exército Brasileiro.
A partir das 10h haverá a entrega das boinas aos novos recrutas. “Teremos atividades diferenciadas. A entrega da boina é um momento simbólico e marcante para cada jovem. Um momento de reflexão sobre a história da nossa força, que promove e defende a soberania nacional”, ressaltou o tenente-coronel Luciano Fonseca de Souza, comandante do 28º GAC.
Atualmente, o Exército em Criciúma conta com 410 homens. Além das questões de segurança, eles também dão suporte a situações de emergência, auxiliando as forças públicas em casos de enchentes, alagamentos e questões humanitárias.
Conforme o comandante, o Exército também atua em missões fora da região, como o apoio às enchentes no Rio Grande do Sul em 2024 e as Olimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016. “Também atuamos na fiscalização de empresas e serviços fundamentais, como o comércio de munições e armas, uso de explosivos e liberação de porte e posse de armas para os CACs”, esclareceu. Segundo ele, hoje, na região Sul de Santa Catarina, há mais 5.100 CACs.
“Avaliamos tudo. Essa pessoa que vem pedir o registro precisa ter idoneidade. Não somos condescendentes com que está fora da lei”, ressaltou.
Dia do Exército marca batalha de Guararapes
O 19 de abril é celebrado para lembrar a Batalha dos Guararapes. Ela foi o primeiro movimento de união dos povos brasileiros, índios, portugueses, contra os dominadores espanhóis que tentavam invadir o país. A batalha ocorreu dia 19 de abril de 1648 em Pernambuco.



Fotos: Lucas Jorge