1° Ciclo de Estudos da Engenharia Industrial para veículos elétricos ocorrerá na Satc nesta quinta-feira (24). A iniciativa é uma parceria entre o Núcleo Inowattis de Mobilidade Elétrica da Satc com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC). O evento é aberto e gratuito iniciando às 18h com palestras e bate-papos sobre o futuro de veículos elétricos.

O momento contará com três palestras sobre inovação em veículos. “Percebemos um crescimento exponencial quando se trata da nova era de eletrificação. Por isso vamos ter conversas também sobre a ampliação dessa frota de veículos e tecnologias que envolvem a questão da bateria assim como, um case para compartilhar com os participantes. A noite de aprendizado também contará com momentos de network, abrindo espaço para perguntas envolvendo o público em participações ativas”, explica o Coordenador do Núcleo Inowattis de Mobilidade Elétrica, Adelor Felipe da Costa.

Discutir soluções inovadoras e sustentáveis, proporcionando novas perspectivas para o mercado é um dos diferenciais durante as palestras. Segundo o Reitor da Satc, Carlos Antônio Ferreira, o tema discutido durante o momento já vem sendo trabalhado ao longo dos anos, principalmente por se tratar de soluções inovadoras que fazem parte da instituição.

“Uma das principais áreas de atuação aqui na Satc, no ensino superior, são os cursos de engenharia e a gente vem na vanguarda nessa questão de veículos elétricos. Em 2017 fizemos a primeira conversão então é muito importante para nós esse tipo de assunto, especialmente porque queremos ampliar o horizonte dessas tecnologias. Então esse primeiro ciclo de engenharia industrial focado em mobilidade elétrica é bastante importante especialmente ainda por conta da parceria com o Creia, que é um parceiro natural para esse tipo de atividade”, comenta o reitor.

Parceria entre Satc e CREA

Contribuir para a sociedade e principalmente para a comunidade dos engenheiros, facilitando e ampliando o conhecimento para as novas áreas tecnológicas foi o objetivo da parceria entre a Satc e o CREA. “ Mobilidade elétrica é uma das áreas das quais a Satc segue sendo um grande referencial em nossa região. Por isso essa noite de conversas busca trazer essa expertise e compartilhar um pouco da nossa experiência com os interessados da área de engenharia, voltados à parte mobilidade elétrica”, ressalta o coordenador.

Conforme a presidente do CREA, Rafaela Fabris, abordar o tema sobe mobilidade sustentável especialmente com o apoio da Satc, torna o evento ainda mais assertivo por se tratar de assuntos em alta para o futuro.

“Estamos animados para oferecer um palco onde o futuro da mobilidade sustentável será o grande tema. Com o apoio incrível do CREA-SC e da Satc, nosso evento nesta quinta-feira vai ser um ponto de encontro para quem está na frente das inovações e tendências que estão remodelando a indústria de veículos elétricos. Vamos nos reunir para um bate-papo produtivo sobre tecnologia verde, trocar ideias e conectar com pessoas que, como nós, estão comprometidas em fazer a diferença. Estamos todos na mesma sintonia para fazer deste encontro um grande sucesso e dar um passo adiante na jornada por um planeta mais limpo e eficiente”, comenta a presidente.

Núcleo Inowattis de Mobilidade Elétrica

Com o bom desempenho na expansão da frota de veículos elétricos, não apenas em nível regional, mas também nacional, a Satc proporciona formação de mão de obra. Ainda, conforme o coordenador, o Curso Técnico de Manutenção Automotiva, já integra em sua matriz curricular toda a parte relacionada a veículos elétricos.

“Dentro da engenharia e nos projetos do Núcleo Inowattis de Mobilidade Elétrica a gente trabalha toda a parte de conversão e segurança envolvendo a parte de intervenções em veículos elétricos, assim como o desenvolvimento de tecnologias e aplicações voltadas tanto a veículos de conversão e os que envolvem a questão do racing. Então isso tem um desenvolvimento humano também muito importante para região, mostrando já os resultados. Tudo isso contribui para a instalação de empresas na região, esses profissionais hoje já estão atuando dentro das concessionárias trabalhando diretamente com veículos elétricos e a ideia é tornar realmente uma referência no que diz respeito à mobilidade elétrica”, destaca Costa.

O 1° Ciclo de Estudos da Engenharia Industrial de mobilidade elétrica contará com uma exposição de veículos elétricos de diversas montadoras. A iniciativa é gratuita e aberta para comunidade, sendo necessária a realização de inscrição por meio do link disponível.  

Segundo o coordenador dos Projetos de Pesquisa de Mobilidade Elétrica Clauber Marques da Satc a ideia é que seja um evento para desmitificação e explanação do universo que envolve a elétrica, do ponto de vista da engenharia, construção, funcionamento e manutenção.

“Para nossos alunos e também para comunidade, a noite de palestras é muito importante por trazer essas informações tão relevantes, apresentando do ponto de vista da engenharia a parte de mobilidade elétrica. Além de expor os trabalhos dos nossos acadêmicos da UniSatc”, completa.