O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o primeiro passo para decidir a opção do curso de graduação e definir uma futura carreira acadêmica. As provas este ano ocorrerão entre dois dias, 21 e 28 de novembro. No primeiro dia o tema vai ser linguagens, humanidades e redação e, no segundo, ciências da natureza e matemática.

A preparação nos estudos e a calma na hora da prova são essenciais para os alunos que prestarão o exame. Segundo a estudante, Thainá Dutra Leandro, a dedicação em seus estudos começou desde o início do ano. Durante a semana, ela revisava as matérias dadas no cursinho pré-vestibular aprofundando as que não tinha tanto domínio e, nos finais de semana, aplicava simulados.

“Na reta final, geralmente, ficamos agitados. Estou usando o tempo restante fazendo simulados, revisando assuntos com baixo desempenho e que preciso trabalhar a prática. Além disso, gosto também de sair com meus amigos, ver séries e correr para descansar e aliviar a tensão causada”, ressalta. 

De acordo com a estudante, o Enem traz vários conteúdos que o aluno precisa dominar e agir estrategicamente na prova. Seu receio é nos conteúdos de exatas, causando o sentimento de ansiedade devido a curiosidade em saber como vão ser abordados. “Quero fazer uma prova tranquila, independente do resultado. Acho que calma é sempre a chave para ter bom desempenho”, estabelece.  

A estudante também explica que o suporte e a monitoria dos professores foram excelentes e esse semestre que está sendo finalizado, as aulas passaram a ser presenciais. Facilitou a interação que precisávamos para nos sentirmos seguros. Essa aproximação foi perfeita, porque além da didática fluída, os professores passam dicas e tranquilidade na hora de encarar a prova.

Já para o estudante João Vitor Rosa Duarte, seus estudos estão focados na redação. Seu professor de Língua Portuguesa está dando ênfase na parte de escrita desde o início do ano. E agora no final, o foco está em Inglês e Espanhol.

“Em relação a prova estou me sentindo calmo, porque estou estudando há meses. Mas, talvez o nervosismo venha na hora. Tenho domínio em humanas com conhecimentos em vários assuntos, porém, Português é meu fraco. Ano que vem pretendo fazer o curso de Design ou de Segurança da Informação, dessa forma, estou me esforçando ao máximo para me dar bem”, menciona.

Dicas para mandar bem no Enem

Para quem quer ir bem na prova, a professora de redação e gramática, Andréia Moretto, indica que o estudante deve buscar a tranquilidade no momento da resolução das questões e fazer uma rápida lista sobre o tema redacional como uma música, filmes, filósofos, fatos históricos ou algum personagem.

“É importante manter-se informado, ler sobre assuntos variados e manter rodas de conversas dinâmicas para ajudar na aquisição de conhecimento”, finaliza Andréia.