Neste sábado (25) é comemorado o Dia Nacional do Rádio. A data escolhida é para homenagear o nascimento de Edgar Roquette Pinto, considerado o pai do rádio brasileiro. Em 1922, Roquete conseguiu com que a primeira transmissão fosse feita no Brasil, sendo realizada na Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. 

Apesar do dia nacional ser comemorado no dia 25, a primeira transmissão de rádio ocorreu no dia 7 de setembro de 1922, a data escolhida foi para comemorar os 100 anos da independência do Brasil. 

Mas você já se perguntou qual é a importância do rádio nos dias atuais? Para a coordenadora do curso de Jornalismo da UniSatc, e professora de Radiojornalismo Karina Farias, o rádio tem sido cada vez mais importante em uma sociedade onde a instantaneidade vale ouro. Em relação à pandemia, o meio se mostrou eficaz e necessário no combate a desinformação, ou seja, segue cumprindo um papel social de extrema importância. 

“Sobre o rádio local, as informações do nosso entorno são muito necessárias e é por meio do rádio que elas nos chegam, sobretudo do rádio local. Assim, espero que este meio siga com vida longa e muita prestação de serviço à comunidade”, acrescentou Karina. 

A região Sul conta com profissionais que atuam diariamente no radiojornalismo. Com mais de 40 anos de experiência, João Paulo Messer fala do amor pela profissão.

Sobre a importância do rádio nos dias atuais confira a seguir mais uma sonora do radialista. 

Importância do rádio para os ouvintes 

Para o ouvinte Jader de Jesus Mendes o rádio sempre terá a sua importância e nunca deixará de existir porque ele vai se reinventando a cada geração que passa. 

“Você pode fazer outras atividades enquanto escuta o rádio, principalmente fazendo alguma atividade produtiva, costureiras, motoristas, pedreiros, porteiros são alguns dos exemplos que estão sempre de ouvido no rádio”, contou o ouvinte. 

Consumo de rádio no Brasil 

De acordo com dados da Kantar IBOPE Media, os brasileiros ainda preferem consumir o rádio por meio do rádio comum, chegando a 80% da população. Mas o consumo pelo celular está cada vez mais aumentando, em um ano, o aumento de pessoas escutando rádio pelo celular aumentou em 2%. 

O número de pessoas que consomem rádio em casa diminuiu 7%, muito disso por conta da flexibilização a respeito da Covid-19. Mas o consumo de rádio no carro aumentou em 6%, quem escuta durante o trajeto aumentou em 3%, porém o consumo no trabalho diminuiu 1%. 

A respeito do horário mais consumido no rádio ainda está sendo das 10hs até 10:59, tanto fora quanto dentro de sua residência. Aqui na região sul os ouvintes de rádio chegam a 85% da população, e o tempo consumido é de quatro horas e dez minutos. 

Semana de escolas na rádio 

Em Santa Catarina, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) está realizando nessa semana uma mobilização nas escolas. A iniciativa serve para que alunos entre 10 a 15 anos possam conhecer o mundo da rádio. A Semana Estadual do Rádio tem como tema “Onde você estiver, o rádio estará lá”.