O curso de Engenharia Química lida com transformações físico-químicas, com foco em processos industriais. A graduação oferece laboratórios capacitados para desenvolver processos químicos, incentivando que o aluno entre em contato com o mundo científico.
Para que o acadêmico tenha uma visão ampla, as aulas promovem interação entre diferentes disciplinas, contribuindo de maneira significativa na qualificação do profissional. E, para o incentivo à pesquisa, são disponibilizadas bolsas de estudo para que o aluno tenha experiência na área da engenharia química.
Programa “Quimicando”.
Aprendizagem ativa e interdisciplinaridade.
Aulas práticas nos laboratórios do Curso.
JAEQ (Jornada Acadêmica de Engenharia Química).
Produção:
O engenheiro que atua na área de produção desenvolve e aplica novas tecnologias de fabricação, focando naquelas que envolvem transformação química e física de matérias-primas e energia.
Meio ambiente:
Aqui nesta área, o engenheiro químico é prioriza a sustentabilidade. Ele desenvolve processos utilizando menos poluentes, garantindo o descarte adequado de resíduos químicos e fiscalizando o impacto ambiental em indústrias e usinas.
Controle de qualidade:
Fiscalização das etapas de produção e análise do nível de qualidade atingido. O engenheiro químico pode propor melhorias e inovações técnicas que elevem o padrão de qualidade. Isso pode interferir positivamente na redução de custos e no aumento da produtividade.
Os acadêmicos bolsista que vão até as escolas públicas da região levando experimentos, onde são explicados a teoria e realizadas as práticas.
Os acadêmicos bolsista que vão até as escolas públicas da região levando experimentos, onde são explicados a teoria e realizadas as práticas.
Os alunos da primeira fase, de “Introdução à Engenharia Química”, precisam idealizar um experimento lúdico de química e apresentar em uma escola da região. É uma forma deles aplicarem seus conhecimentos básicos de química e ajudar a comunidade.
Os alunos da sexta fase, na disciplina de “Fenômenos de Transferência II”, estudaram a transferência de calor e os tipos de isolantes térmicos mais utilizados, aplicando o isolante térmico escolhido em uma situação prática realizando os cálculos de troca térmica sem o isolante e com o isolante.
Os alunos da décima fase, da disciplina de “Tópicos Especiais em Polímeros”, esse trabalho teve como objetivo utilizar materiais que seriam descartados e transforma em brinquedos educativos, para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Projeto interdisciplinar, onde participaram os acadêmicos da quinta e sétima fase. Eles são responsáveis por projetarem um carro que se movesse através de uma reação química.
“A engenharia muda nossa relação com a matemática. Hoje eu acho que me tornei muito mais analítico e pragmático.”
#OrgulhoDeSerUniSatc
#VemSerUniSatc
SATC – Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina
Fone: 55 (48) 3431.7500 – Rua Pascoal Meller, 73 – Bairro Universitário – CEP 88805-380 – Criciúma – Santa Catarina – Brasil
Fale conosco: 0800.648.7600
Esse site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Clique para saber mais.
Clicar em “entendi” você estará concordando com nossa política de privacidade.