O curso de Engenharia de Minas, além de estudar a viabilidade técnica de exploração, é o único existente entre as regiões de São Paulo e Porto Alegre. Na região sul do estado de Santa Catarina, onde Criciúma é o maior centro econômico, concentra-se um grande número de empresas de mineração, destacando-se o carvão mineral, agregados para a construção civil, matérias-primas para a indústria de cerâmica vermelha e industrial, rochas ornamentais, turfa, fluorita, entre outros.
Nossos egressos são profissionais cientes dos impactos inerentes à atividade de mineração, seja em superfície ou em subsolo, moldados para exercer a profissão de forma que atendam apenas ao provimento das necessidades de matérias-primas para o desenvolvimento da sociedade, sem geração de passivos sociais e ambientais de qualquer espécie.
Único curso entre Porto Alegre e São Paulo.
Laboratórios Técnicos.
Acadêmicos preparados para o mercado.
Mecânica das Rochas:
Caracterização geomecânica dos minerais, estuda suas aplicações e sua influência nas estruturas e instalações.
Infraestrutura:
Nesta área o profissional participa de projetos de infraestrutura de várias obras, como as redes de ar comprimido, ventilação e esgoto em exploração de minerais.
Recuperação ambiental:
Aqui o engenheiro de minas é responsável por projetos de recuperação ambiental após atividades humanas ou acidentes. Ele precisa estabelecer as características naturais da área atingida.
Aulas de mineralogia de minérios, petrografia ígnea, sedimentar e metamórfica. Equipado com microscópios petrográficos de última geração e lupas para análise de rochas e minerais.
Destinado as aulas de tratamento de minérios I, II e III, minerais e rochas industriais e efluentes na mineração entre outros. Além da utilização em aulas práticas das disciplinas mencionadas, o laboratório de mineração também presta serviços a empresas parceiras.
“Eu admiro a proximidade do curso com a parte prática, uso do laboratório e principalmente essas visitas técnicas, onde podemos demonstrar na prática o que aprendemos.”
#OrgulhoDeSerUniSatc
#VemSerUniSatc
SATC – Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina
Fone: 55 (48) 3431.7500 – Rua Pascoal Meller, 73 – Bairro Universitário – CEP 88805-380 – Criciúma – Santa Catarina – Brasil
Fale conosco: 0800.648.7600
Esse site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Clique para saber mais.
Clicar em “entendi” você estará concordando com nossa política de privacidade.